terça-feira, 1 de abril de 2008

Como será a aplicação prática do projecto Brh+ ?

Esta é uma questão que me tem vindo a atormentar desde que decidi investir a minha dedicação neste projecto de taxidermia.

Como será aplicado? Como revelarei toda a documentação processual do trabalho e o produto final simultaneamente? Será isso estritamente necessário?

Inicialmente, imaginei a exposição do meu trabalho do seguinte modo:

.o produto final ou criatura embalsamada em cima de uma caixa ou de um plinto branco como local de destaque (à semelhança das esculturas), acompanhado da ficha técnica (com inclusão de uma sinopse e o endereço do blogue) e acompanhado ainda de um pequeno leitor de DVD portátil, onde passaria em loop todo o processo de trabalho documentado.

Esta pareceu-me a melhor solução para expor o meu projecto, dada a importância dos vários elementos que o compõem (conceito, processo e produto).

Agora que fui alertado para esta questão pelo orientador do projecto apercebi-me que nem sempre o modo mais típico de exposição de um trabalho artístico é o melhor ou ideal. Na realidade, mesmo para o conceito deste projecto não tem muita lógica expor a criatura como um troféu ou como objecto artístico. A verdade é que tenho vindo a pensar bastante sobre a sua aplicação prática mas nunca achei necessário, até agora, tê-la já determinada.

Agora apercebo-me da importância da sua aplicação e decidi fazer algo que me ocorreu mas me custou determinar como algo que irei efectivamente fazer.

Depois de concluída e documentada a criação da nova criatura irei libertá-la na natureza, num local ermo, longe dos perigos que os Homens representam e perto dos perigos dos seus predadores naturais, bactérias e seres de decomposição orgânica. Creio que só assim tem lógica a exposição desta criatura, não sendo vista como obra de arte, mas sim como um ser. A aproximação da criatura com a natureza dá-lhe os elementos necessários para viver. Um ser condicionalmente morto que vive. Como todos nós, mas sem a sua condicionante. Enfim ... Pormenores.

Sem comentários: